domingo, 1 de junho de 2008

Obra-Prima.

( Capa do primeiro volume de Maus ).
Art Spiegelman - Maus ( Editora Brasiliense ).

Maus é uma de minhas HQ's favorita. Foi escrita ao longo de treze anos, sendo dividida em dois volumes nos anos oitenta. O primeiro volume foi lançado em 1986 e o segundo em 1991, pelo sueco Art Spiegelman, nascido em 1948 na cidade de Estocolmo. Art vem de uma família de judeus e essa história semi-biográfica narra como seus pais sobreviveram em Auschwitz, centro de concentração nazista, época do holocausto.

Os personagens são desenhados pelo próprio Art. Os judeus são representados como ratos e os nazistas, como gatos.

A forma como seus pais sobreviveram à beira do abismo é contada por Vladek Spiegelman, seu pai, em sua própria casa com interferências de sua atual esposa, Mala, uma das sobreviventes desta terrível história. Anja, sua mãe, havia cometido suicídio na Polônia na época da segunda guerra mundial.

Art, que ganhou o Pulitzer em 1992 com Maus, consegue amarrar com maestria todo desespero e aflição dos seus pais e de como foram humilhados pelos nazistas.

Escreve com detalhes a chegada de trem carregado de judeus e de como era feita a escolha para o " banho " na câmara de gás aos trabalhos forçados em troca de míseros pães duros e um pouco de água.

Art Spiegelman é co-editor da Raw, conceituada revista de quadrinhos de vanguarda norte-americana. Leciona na New York's of Visual Arts e mora em Nova York.


( Desenho que está na contra-capa do primeiro volume de Maus ).

Postar um comentário