segunda-feira, 16 de junho de 2008

Galeria.

( Kerze, 1983, que virou capa do Daydream Nation. )
Esta semana o Galeria homenageia Gerhard Richter, pintor e fotógrafo alemão nascido na cidade de Dresden em fevereiro de 1932.
A obra de Richter tem como marca registrada o expressionismo abstrato, pinturas a partir de fotografias e colagens de recortes de jornais.
Conheci seu trabalho através de Kerze ( 1983 ), obra que é capa do disco Daydream Nation ( 1988 ), da banda de rock nova-iorquina Sonic Youth.
Ouvindo a banda neste momento me fez lembrar um fato curioso que aconteceu comigo recentemente em Portugal.
Estava hospedado num albergue sem nada para fazer e me lembrei que em Lisboa tem FNAC, conceituada loja de discos, livros e aparelhos de informática.
Tomei informação de como chegar na loja mais próxima e seguir num auto-carro, como é chamado o ônibus lá.
Primeiro fiquei impressionado com o tamanho da loja, são dois andares, que fica no Baixo Chiado próximo à estação do Rossio.
Perguntei ao primeiro vendedor que encontrei pela frente onde estavam os discos do Sonic Youth. Eis a surpresa: o vendedor não conhecia a banda e perguntou pro colega que disse: " Está em rock alternativo ".
Rock alternativo. Esse termo surgiu no final dos anos 80 substituindo o college rock, surgido no começo da mesma década para designar bandas formadas nas universidades inglesas e norte-americanas. O R.E.M. e The Housemartins, por exemplo, eram college rock band.
E o vendedor não conhecia os mestres da distorção. Uma das maiores bandas de rock do planeta, teve seu primeiro disco lançado em 1982, seguindo firme com sua carreira sólida somando mais de 25 anos de estrada de bons serviços prestados ao bom e velho rock n´roll.
Sister ( 1987 ), é o meu preferido. Obra-prima absoluta. Um mixto perfeito entre distorção e melodia. Noise rock aclamado pelo veterano Neil Young, com quem excursionou anos depois. Não é qualquer banda que sobe ao palco para duelar com o bom velhinho Neil.
Daydream... tudo o que o Nirvana queria ser. Tudo bem. O Nirvana abriu as portas do mercado norte-americano para bandas do underground e conhecidas como alternativas, ajudando essas bandas a entrarem de cabeça no mainstream. Mas foi o Sonic Youth que plantou essas sementes em 1988 com mais uma obra-prima criada nos guetos da grande maçã.
Tenho a Deluxe Edition que foi remasterizado e lançado no ano passado. Duplo, o disco dois traz versões de músicas ao vivo mais quatro covers.
' O rapaz deve está trabalhando para poder pagar os estudos dele ', pensei. , mas um pouco de conhecimento sobre o assunto não faz mal a ninguém.
Pensei em perguntar pelo novo disco do Paul Weller, mas deixei prá lá.
Um vendedor de discos deve ter paixão pelo seu ofício, conhecimento abrangente sobre música, paciência, aprender a ouvir o cliente, e o principal, vestir a camisa.
Resultado: tenho todos os discos do Sonic Youth expostos na loja.
Ainda esta semana comento mais sobre a obra de Gerhard Richter.
Amanhã, 17/06, tem discotecagem com DJ buenas x DJ Bramz no bar Balcão, rua da Paciência, Rio Vermelho.
21h. R$ 4,00 ( couvert ).
( Station, 1987, Oil on canvas.)
Postar um comentário