segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Tom Waits - The Early Years Songs.

(Capa do The Early Years vol. 1).
The Early Years volumes 1 e 2, são coleções de canções extraídas das sessões de gravação dos dois primeiros álbuns do cantor, compositor e ator norte-americano Tom Waits.

Algumas dessas canções foram aproveitadas nos álbuns Closing Time (1973), o meu preferido, e The Heart of Saturday Night (1974).

Voz, não muito rouca, ainda, piano e violão dedilhado é o que ouvimos aqui. Poesia cortante, também.

Waits tem um trabalho inclassificável. Em sua obra nota-se influências do folk, blues, jazz e do rock.

Devo boa parte do meu conhecimento Waitiano ao meu caro Denival.

Esse cara, simplesmente, sabe tudo sobre Waits. Conheci vários discos, e inclusive, as early years com ele.

Sempre sorridente, disse-me uma vez quando trabalhávamos juntos no ramo dos vinhos: " Você precisa ouvir isso aqui".

Gostei de cara das capas.

"Ok man", eu disse. Levei os discos para casa e passei longos dias ouvindo até comprar os meus.

Dividíamos os turnos. Trabalhava pela manhã e ele à tarde. Então, era de costume aparecer nos fins de tarde para bebermos vinhos e curtir uns sons.

Vinhos chilenos, tinto seco, eram nossos preferidos. Aliás, até hoje prefiro os chilenos.

Fazíamos os acertos antes. Então, eu chegava com os discos certos para não ter brigas. Às vezes, ele levava os dele.

E sempre rolava Tom Waits, David Bowie e John Coltrane.

Vivíamos pensando nas mais belas clientes, mas elas raramente apareciam nesses horários. E quando apareciam com aqueles perfumes... ah! acho que era por isso que bebíamos cada vez mais.

Lembro daquela loirinha com uma borboleta tatuada no tornozelo, dizendo:

"Você poderia me dar uma dica?"

"Sim, claro".

"Qual vinho você me indicaria para um jantar?"

"O que será servido?"

"Pasta".

"Vejamos..."

Foi uma fase maravilhosa em minha vida. Vendia e bebia vinhos. Lia John Fante e ouvia Tom Waits. De vez em quando a vida é chata...

Tom Waits nasceu na Califórnia, EUA. Filho de descendentes europeus, aprendeu a tocar piano aos dez anos de idade.

Já trabalhou como ator em diversos filmes, entre eles: O Selvagem da Motocicleta, Vidas sem Rumo e Coffee and Cigarettes.
Além de trabalhar como ator, compôs várias trilhas. Destaco One from the Heart, The Black Rider e Night on Earth. A maioria foram dirigidos pelo cineasta Jim Jarmusch. Ouça aqui quatro canções das Early Years sessions.

( Jim Jarmusch e Tom Waits. Amigos e parceiros profissionais ).
Postar um comentário