sábado, 22 de novembro de 2008

O Caçador Das Bolachas Perdidas.

Por Michele Prado.
(Johnny Hartman, um dos maiores cantores do mundo na opinião do On The Rocks , Michele e Jorge 'Cravinho' Cravo).
Viver entre discos sempre me proporcionou muitas alegrias. Sem dúvida uma das maiores foi quando certo dia, uma figura pequena, que parecia extremamente frágil ao menor toque, apareceu na loja me procurando. Primeiro pensei se tratar de algum cliente, mas quando dei as costas por um momento, percebi que seus olhos miravam abaixo a linha do equador e pensei: "Que velhinho safado!". Foi então que ele se apresentou : "É você a menina que gosta de jazz? Meu nome é Jorge Cravo e trouxe uns presentes pra você".

Assim, sem mais nem menos, ele me presenteou com dois livros de suas lembraças e uma trilha sonora especialmente escolhida para minha leitura: 'Mais Lembranças' e ' O Caçador das Bolachas Perdidas'.

Todos que gostam de música, discos e dos detalhes da vida que nos passam despercebidos, podem se deliciar com estes livros. Contando suas peripécias, desde os anos 30, esta figura magnífica nos presenteia com risos e lágrimas: sua amizade com Johnny Hartman, o 'foda-se' que ouviu de Sarah Vaughan ao acordá-la muito cedo, correspondências trocadas com Billie Holiday e o velho amigo de infância, estranhíssimo segundo sua mãe, João Gilberto, que lhe mostrou em primeira mão algumas músicas que iriam revolucionar para sempre a música brasileira. Relembra seus calos nas pontas dos dedos, de tanto catar discos nas lojas do mundo e a maratona com suas roupas especiais para escondê-los de sua esposa ao voltar para o hotel. Todo seu amor pela música está lá.

Ainda hoje recebe seus amigos em seu apartamento para maldizerem as gravadoras, relembrarem as gravações maravilhosas perdidas ou não regravadas e a mediocridade musical generalizada.

Cravinho é de um tempo que disco era cultura e não arquivo. Eu também. Talvez por isso nossa diferença de idade de 50 anos não foi obstáculo para nos aproximarmos.

Obrigada Cravinho. O mundo é melhor com você.


Quero aproveitar para divulgar meu novo blog: http://www.lavergadelbuenas.blogspot.com/, onde vou publicar meus poemas e de meus amigos. Até mais.
Postar um comentário