terça-feira, 28 de abril de 2009

Os Cinco Maiores Cantores Cool Do Planeta.

On The Rocks elege hoje os cinco maiores cantores cool do planeta depois de uma pesquisa de longos meses. Sei que esta não é uma lista definitiva sobre o assunto - essa lista não existe. Esta é apenas a escolha de um aficionado por música que escreve pelo puro prazer de escrever. Gosto de todos que aqui estão. Sou fã de alguns deles.
Felizes são meus ouvidos que estão acostumados a ouvir estes cantores. Cada um com seu estilo particular e brilhante. Eis a lista:

5) João Gilberto - Este baiano nascido em Juazeiro, com seu estilo suave de cantar, que lhe é peculiar, conquistou ainda na juventude o título de pai da bossa nova e principal divulgador deste estilo único na história da música.
Com um ar intelectual, seu jeito de cantar e comportar-se no palco, Joãozinho ficou com o quinto lugar;


4) Bryan Ferry - Foi através deste cantor inglês, que esteve à frente do Roxy Music por longos anos, que ouvi falar pela primeira vez no estilo cool. Sua pose, canto e fama de galã deram a ele o quarto lugar;


3) Ian MacCulloch - O cantor do Echo and the Bunnymen, a maior banda surgida em Liverpool em todos os tempos, é considerado pelo On The Rocks como um dos maiores de sua época. Ian começou a cantar no final dos anos setenta e logo foi conquistando um séquito fiel de fãs em todo o mundo.

Caro leitor, este ser que vos escreve esquece de tudo quando ouve este cara cantar, principalmente assistindo seus dvd's ao vivo. , o cara dá show de voz! Seu jeito arrogante e brilhante ao mesmo tempo, deram o terceiro lugar para o meu cantor preferido no rock;


2) Leonard Cohen - A elegância em pessoa. O maior poeta canadense de todos os tempos canta como se estivesse recitando seus belos e melancólicos versos.

Poucos artistas me tocaram tanto quanto ele. Considero o álbum Songs of Leonard Cohen um dos mais belos da história. Passei longas horas pensando no primeiro lugar. Foi Difícil para mim colocá-lo em segundo. Não fosse este cantor e trompetista que está logo abaixo, Cohen seria o número 1;

1) Chet Baker - Penso que o termo cool surgiu com ele. Ainda nos anos quarenta ou cinquenta. Alguns críticos indicam o álbum Birth of the Cool como o nascimento deste estilo maravilhoso. Ok, mas Miles Davis não cantava. E qual cantor pode ser considerado como tal?
Muitos podem apontar Joe Mooney, Johnny Hartman, Bing Crosby ou Frank Sinatra. Para mim é Chet.
Sou fã incondicional. A primeira discotecagem que fiz na vida foi com um set especial de Chet. Quatro horas de som. Uma verdadeira overdose. Foi massa! Curti muito. Meus convidados também. Espero que tenham gostado da minha lista. Outras virão. Até a próxima.
Postar um comentário