domingo, 3 de abril de 2011

Se eu fosse o som de uma guitarra dedilhada, seria a que sai da guitarra de Lou Reed em Harry's Circumcision.

Com o meu toca-discos novinho em folha, finalmente pude pegar meus discos de vinil que estavam na casa do meu amigo e compadre Fabrício Silva. Estava com saudade dos meus bolachões. Mas um, em especial, me fez ficar na ponta do pé para pegá-lo na enorme estante que se encontrava em minha frente. Este chama-se Magic and Loss (1992) de Lulu Reed - apelido de Mr. Reed dado por seus amigos no começo de sua carreira artística quando o mesmo andava de roupa preta colada no corpo com um traveco a tiracolor.
O motivo pelo qual me deu vontade de agarrá-lo, foi simples. Nele, há a canção Harry's Circumcision que eu estava louco para ouvir.
Costumo dizer que se eu fosse o som de uma guitarra dedilhada, seria este que sai da guitarra de Lulu.
A letra fala do devaneio desvairado do jovem Harry que um dia acorda e fica indignado com sua imagem refletida no espelho. "As bochechas da mãe, os olhos do pai/À medida que os dias caíam sobre ele o futuro se revelava claro/Ele estava virando seus pais/A decepção final".
As semelhanças com seus pais eram nítidas. Indignado, Harry resolve cortar o nariz ao lembrar-se de Vincent Van Gogh - sim, o nariz. Então, em seguida, após mais algumas modificações em seu própriop corpo, Harry corta a garganta de uma orelha à outra.
Como consequência disso, acorda no leito de um hospital em frente ao médico que diz assim: "Meu filho, salvamos sua vida mas você nunca mais será o mesmo". Lulu acrescenta o final dessa história com versos hilários e chocantes, assim como o dedilhar de sua guitarra: "E quando ouviu isso, Harry não conseguiu segurar o riso/Por mais que doesse, Harry não conseguiu segurar o riso/A decepção final".
Um dedilhar de guitarra com um clima soturno permeia a canção e meus olhos se enchem de lágrimas. Sozinho aqui na Suíte do Buenas, mais uma vez, fico perplexo com tamanha beleza que sai da guitarra desse cara que ouço há mais de vinte anos sem me arrepender de nada. Até brigas com meus amigos são válidas quando ouço Harry's Circumcision. É isso. Até a próxima.
Postar um comentário