terça-feira, 31 de maio de 2011

Cinco discos para o Dia dos Namorados.

Os antigos leitores do On The Rocks sabem das minhas paixões por listas. Ao longo de três anos de blog, foram cinco: as tradicionais, com os melhores do ano; os cinco maiores cantores cool do planeta e os quinze melhores álbuns da década passada.
Agora, resolvi fazer uma com os cinco melhores álbuns para o Dia dos Namorados, já que esta data esta próxima.
1. John Coltrane & Johnny Hartman - Coltrane/Hartman. Meu caro leitor deve estar pensando: "Esse cara não ouve outra coisa?". Pois é, esta obra-prima é um dos preferidos da casa.
Coltrane/Hartman foi resenhado aqui na inauguração da seção Obra-Prima nos primeiros passos do blog.
Eu amo esse disco. Jonhhy Hartman - o Sinatra negro -, canta as oitos faixas na companhia do sax-tenor John Coltrane, um dos meus, e de um célebre conjunto musical.
Trilha sonora essencial para o dia doze - veja o post completo nos arquivos ao lado; data de abril/maio de 2008.
2. Chet Baker Sings. Meu cantor number one do jazz. Cool, por excelência, Chet esbanja carisma, elegância e beleza sem comparação - em minha opinião, é claro - no mundo desse estilo musical embrionário da África.
O primeiro trabalho que fiz como DJ, foi, somente, com discos do Chet. Foram mais de quatro horas de som, passando por todas as fases do principal influenciador da bossa nova.
3. Leonard Cohen - I'm your man. Já pensou, você dizendo no ouvido dela, bem baixinho: "i'm your man", e ela, toda arrepiadinha: "repete meu amor...".
A essa hora da madrugada, com tudo bagunçado... vinho para um lado, taças para o outro...
(...)
... e a elegância em pessoa cantando seus sublimes versos de amor rompendo as horas num frisson fazendo a lua corar... coitada da lua!
Cohen é perfeito para essas horas.
4. Legião Urbana - O descobrimento do Brasil. Este, na verdade, é para o dia seguinte. Com aquela preguicinha pra sair da cama e você pensando em mais um bis, mas com uma trilha sonora diferente, algo que faça melhorar ainda mais as coisas, com um enorme sorriso estampado no rosto.
"Quem é que vai saber agora, o quanto eu penso em você, com o meu coração?".
Carinhos e mais carinhos depois, o disco acaba, e aí, ela sugere outro.
5. Roberto Carlos. Aos primeiros acordes de Detalhes, se prepare, porque vai começar tudo de novo. Tin tin!
Postarei, amanhã, a continuação do Poema para a mais bela, na La Verga: http://www.lavergadelbuenas.blogspot.com/. Até lá.

Postar um comentário