terça-feira, 21 de junho de 2011

Mais uma beleza em meu caminho.


(Stuart Staples, Leaving songs).
Eu sou fã da banda inglesa Tindersticks há mais de quinze anos. O clima atmosférico e soturno das canções tornam as coisas bem melhores, ao meu redor, toda vez que as escuto. No fim de semana passado, lembrei-me que não tenho o disco Hungry saw (2008) do Tindersticks, aqui no meu Notebook, e saí procurando na web para fazer download e matar a saudade.
Uma vez navegando na web, deparei-me com Leaving songs - gravado em 2005 nos Estados Unidos, no estúdio do Lambchop, mas lançado em 2006 - segundo álbum solo do Stuart Staples, o cantor e compositor da banda, e resolvi baixá-lo também.
O timbre de voz do cara continua me impressionando. O instrumental é rico e delicado. A beleza que transcende de seus versos é de fazer corar o mais disperso dos românticos.
De posse do álbum, saí à procura dos videos no Youtube. Agora, meu caro leitor, é que as coisas vão "piorar".
A sétima canção de Leaving songs, chama-se That leaving feeling, e este foi o primeiro video que encontrei. O mundo parou de repente em minha frente quando um trenzinho, digamos assim, humano, começou a andar sob os trilhos com o rosto do Stuart e sua soturna voz me levando de encontro à coisa mais linda que ouvi nos últimos anos em minha vida. Um rostinho lindo e carismático, cantando em frente a outro trenzinho, me levaram a um mundo novo e encantado, bem diferente deste que estou vivendo aqui no sul do país onde não há beleza alguma, exceto o sorriso de minha mãe e as montanhas que cercam Paranaguá - cidade próxima à Curitiba.
Lhasa de Sela é o nome da fofura que canta com o Stuart. Saí pesquisando sobre ela e soube que a moça é norte-americana, filha de americanos, mas com descendência mexicana.
Na infância, e posteriormente na adolescência, viveu viajando pelo mundo em companhia de seus pais. Daí, nota-se porque ela canta em inglês e espanhol em seus três discos lançados, entre outras línguas.
Eu já estava começando a me apaixonar por ela - sim, eu me apaixono rápido - quando soube da pior notícia que poderia me ocorrer naquele momento.
Lhasa faleceu no primeiro dia deste ano vítima de câncer nos seios, em Montreal, instantes antes da meia-noite. Putz, encantado com o mundo que estava parado em minha frente, procurei chão naquele momento, não achando, fiquei por ali, deitado na cama de minha mãe olhando para o teto. Uma fresta de sol ia de encontro à cômoda que refletia um incômodo reflexo na minha testa.
Fazia um friozinho na hora. A árvore que fica aqui em frente prenunciava o começo da noite com a chegada dos morcegos que vivem por aqui. Eu já não achava mais graça em nada. A vida opaca daqui voltava à sua rotina lenta e sem beleza alguma.
Visite a La Verga, meu blog de poemas eróticos: http://www.lavergadelbuenas.blogspot.com/. Até a próxima.

(Lhasa de Sela).
Postar um comentário